Na reta final para o V Congresso Nacional da CTB serão realizados ainda neste mês julho cinco congressos estaduais da CTB.
Na pauta consta o documento guia do V Congresso Nacional, a eleição da nova direção e de delegados ao congresso nacional, a unificação CTB/CGTB e elaboração de um plano de lutas.
Os eventos são virtuais devido à pandemia. O tema central é “Esperançar o Brasil pela Vida, Democracia, Soberania e Direitos”. De imediato destaca-se a campanha Fora Bolsonaro.
Mato Grosso – 8 de julho
Acre – 9 de julho
Amapá – 9 de julho
Piauí – 10 de julho
Paraná – 17 de julho
Maranhão suspenso
O congresso do Maranhão segue suspenso. A reunião realizada por um grupo divisionista em nome da CTB e à margem das orientações emanadas dos estatutos da Central não tem o aval da Direção Nacional. Será realizada uma plenária estadual para resolver o problema.
Neste mês já foram realizados dois congressos estaduais, na Bahia, nos dias 2, 3 e 4 de julho e em Roraima.
Mais de 600 trabalhadores e trabalhadoras se inscreveram para o congresso baiano, concluído com a eleição da comerciária Rosa de Souza como nova presidente da Central no estado, que agora conta com 55% de mulheres na Direção Executiva. A chapa eleita recebeu 97% de aprovação dos delegados e delegadas.
Fonte: CTB