Manifesto de constituição

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais é um canal público de comunicação e informação para enfrentar a questão informativa e comunicacional dos trabalhadores e de todas as minorias hostilizadas em função das suas demandas políticas – porque o Brasil devendo ser uma democracia, está obrigado a efetivá-la – e superar o apagão informativo e comunicacional, que reduz e muitas vezes impede, o protagonismo político dos sindicatos e das organizações dos trabalhadores e seus representantes.

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais irá organizar, operar e coordenar um condomínio os trabalhadores, profissionais e infraestrutura constituindo um canal de veiculação unificado da produção de conteúdo e dos respectivos serviços já existentes nos sindicatos e organizações, planejar a expansão e integração destes serviços e também a criação de novos serviços para atender tanto a evolução técnica como as exigências políticas de construção da democracia para os pobres, para os trabalhadores e minorias, alçandos ao protagonismo político.

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais é o consórcio de operação comunitária 4c – coLaboração, comPartilhamento, coOperação, coOrdenação – de Jornalistas, Trabalhadores, Profissionais de Imprensa e Comunicação, Trabalhadores, Profissionais de TI, TICs e Internet, Administração e Gestão, Docentes, Aprendizes dos respectivos ofícios e profissões com vínculos políticos ou vínculos profissionais ou integrantes de sindicatos e organizações dos trabalhadores, que trabalhem no consórcio. Para qualificar e especializar os serviços informativos é aberta para trabalhadores, profissionais, docentes, aprendizes e estagiários de serviços educacionais e serviços de assessoramento afetos aos temas de interesse dos trabalhadores, sindicatos e organizações de trabalhadores.

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais irá possibilitar uma sinergia potencionalizadora da produção de informação e da comunicação dos respectivos conteúdos aumentando a realização profissional dos trabalhadores, profissionais do consórcio tanto pela melhoria e aumento da produção informativa e da potência da sua comunicação.

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais é propriedade coletiva de todos os que nela trabalham e as respectivas cotas de capital votante são de igual valor ao valor total do trabalho executado pelo trabalhador, profissional no consórcio, sendo os critérios e tabelas da apreciação para a capitalização do trabalho fixados pela Assembleia Geral do consórcio tendo como referência as médias das remunerações praticadas pelos serviços. Os trabalhadores, profissionais são autônomos, sendo que o vínculo de trabalho no consórcio não é mediado por um emprego ou por um contrato de prestação de serviços, mas são remunerados com pró-labore segundo regras decididas pelo próprio consórcio. O consórcio não têm empregados nem contrata prestação de serviços profissionais. No consórcio todos os trabalhadores, profissionais são sócios.

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicai se constitui como canal de serviços de informação e comunicação para as diretorias, secretarias, departamentos, assessorias de imprensa e comunicação dos respectivos sindicatos e organizações dos trabalhadores e também como coordenadora da produção, compartilhamento de recursos e operação dos serviços próprios dos sindicatos e organizações de trabalhadores. O canal existe independentemente do reconhecimento institucional dos sindicatos e das organizações de trabalhadores já que o consórcio é propriedade exclusivamente dos seus sócios trabalhadores, profissionais. A coordenação dos serviços informativos e de comunicação abrange os sindicatos e organizações de trabalhadores que reconhecem este consórcio.

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais opera em www.infosindicais.com.br canal multimídia wordpress e todos os seus conteúdos são copyleft, salvo ressalva de conteúdo especificado.

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais não interfere no funcionamento dos respectivos serviços dos sindicatos e das organizações de trabalhadores sendo que trabalha apenas com os respectivos conteúdos produzidos. No caso dos sindicatos e organizações dos trabalhadores utilizarem serviços do consórcio – quando não dispõem de serviços próprios ou quando esses serviços precisam ser complementados – e no caso do consórcio coordenar o compartilhamento de trabalho, recursos e serviços esta interferência ocorre somente nos limites estritos das regras decididas pelo consórcio e contratadas caso a caso entre o consórcio e o sindicato ou organização de trabalhadores para os provimentos da comunicação com associados e representados.

A adesão é a forma de associação com responsabilidade compartilhada da propriedade e da gestão e para as pessoas jurídicas implica no pagamento de uma mensalidade de R$300,00, reajustada anualmente em 1º de maio.

A associação da pessoa jurídica, associação institucional, na modalidade básica oferece direito de assinatura para todas as pessoas afins e afetas à sua produção de conteúdo e respectivos serviços e a garantia de exibição sem restrições que não as de ordem técnica destes conteúdos e serviços no canal web. Estes sócios institucionais podem optar também pelas modalidades de operação parcial, usando recursos da Central de Informações Sindicais – InfoSindicais, ou plena, quando seus recursos ficam em operação das estruturas de comunicação e informação pela Central de Informações Sindicais – InfoSindicais que terá responsabilidade pela produção de conteúdo e respectivos serviços. Nestas modalidades as contratações que irão determinar as respectivas contribuições adicionais, pois a Central de Informações Sindicais – InfoSindicais é uma operação comunitária.

As pessoas físicas são isentas de contribuição pecuniária e no ato de adesão fazem a respectiva proposta de trabalho que homologada define direitos e deveres do respectivo sócio. A adesão é livre para todos os interessados e a forma de participação – trabalho – é conforme regras decididas pelos próprios trabalhadores do consórcio. A exclusão de um participante se dá exclusivamente em função da infringência das regras e está regulada também nessas mesmas regras.

Porto Alegre, abril 2021.