Conhecendo a Central de Informações Sindicais – InfoSindicais

Apresentamos o InfoSindicais, um portal brasileiro com foco nas principais notícias e informações
de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras.

Uma iniciativa inovadora em comunicação sindical, o InfoSindicais é agregador de toda a produção
informativa de sindicatos e organizações associados à Central de Informações Sindicais,
qualificando e ampliando a sua divulgação, de forma rápida e direta.

A Central é uma operação comunitária que se constituiu a partir da análise e iniciativa de Oscar Plentz, advogado trabalhista, Luiz Muller, blogueiro e ativista digital e Carlos Castro, analista de sistemas e sindicalista, à qual se uniram Carla Kunze, jornalista, Fabricio Reis, especialista em Tecnologia da Inforamção, e Fabricio Rocha, Psicólogo e gestor organizacional. A esse grupo, já se agregam mais pessoas e entidades interessadas em participar dessa iniciativa.

A Central funciona como um condomínio, que organiza, coordena e opera, em consórcio, as pessoas, os recursos e estruturas de comunicação e informação de sindicatos, associações e outras agremiações de trabalhadores da cidade e do campo.

Os serviços habituais presentes nessas organizações são a base e o objeto inicial da operação da InfoSindicais:

  • AGENDA E RESENHA SINDICAL
  • ASSESSORIA DE IMPRENSA
  • CLIPAGEM DE NOTÍCIAS
  • DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO, CONSTRUÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA
  • PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO
  • PUBLICAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESPECIALIZADAS

Por que sua informação está no InfoSindicais?

Todos os trabalhadores, especialmente aqueles afiliados a sindicatos e associações, necessitam de  fontes confiáveis para atualizá-los sobre a agenda sindical, as lutas das centrais sindicais, notícias e  informações de qualidade sobre o mundo do trabalho.

A comunicação sindical é resistente, não abandona a defesa dos trabalhadores, e esta resistência  decorre da natureza da organização sindical, cuja legitimidade e poder são embasados na  comunicação e na informação justas. Os sindicatos não podem distorcer suas ações e não podem  distribuir informações falsas e, em razão disso, suas estruturas de comunicação precisam ser  rigorosas, informando com responsabilidade, validando a informação circulante, uma tarefa  complexa que pode ser otimizada com a união de forças.

Para isso, a Central de Informações Sindicais se apresenta como um instrumento de unidade dessa  comunicação hoje dispersa, elevando e qualificando a informação, com o objetivo de enfrentar o  caos informativo na internet, as famigeradas fakenews e a frequente criminalização dos  movimentos sindicais e sociais promovida pela mídia.

Quais os principais objetivos da Central de Informações Sindicais?

  • Maximizar a colaboração, o compartilhamento, a cooperação e a capacidade de coordenação de  jornalistas e outros profissionais de imprensa, de TI, TICs e Internet, administradores, gestores,  docentes e aprendizes com alguma relação profissional e/ou política com sindicatos e organizações  de trabalhadores.
  • Apoiar, qualificar e especializar os serviços próprios de comunicação e os informativos de  sindicatos e organizações de trabalhadores e disponibilizá-los para uso da população, em especial,  das bases sindicais.