Manifesto de Constituição da Central de Informações Sindicais

Objetivos

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais.com.br é um canal público de comunicação e informação para enfrentar a questão informativa e comunicacional dos trabalhadores e de todas as minorias hostilizadas em função das suas demandas políticas – porque o Brasil devendo ser uma democracia, está obrigado a efetivá-la – e superar o apagão informativo e comunicacional, que reduz e até impede, o protagonismo político dos sindicatos e das organizações dos trabalhadores e seus representantes.

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais.com.br se propõe a organizar, operar e coordenar um condomínio de trabalhadores, profissionais e infraestrutura constituindo um canal de veiculação unificado da produção de conteúdo e dos respectivos serviços já existentes nos sindicatos e organizações, planejar a expansão e integração destes serviços e também criar de novos serviços para atender tanto a evolução técnica como as exigências políticas de construção da democracia para os pobres, para os trabalhadores e minorias alçados ao protagonismo político.

Operação

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais.com.br é o consórcio de operação comunitária 4c – coLaboração, comPartilhamento, coOperação, coOrdenação – de Jornalistas, Trabalhadores, Profissionais de Imprensa e Comunicação, Trabalhadores, Profissionais de TI, TICs e Internet, Administração e Gestão, Docentes, Aprendizes dos respectivos ofícios e profissões com vínculos políticos ou vínculos profissionais ou integrantes de sindicatos e organizações dos trabalhadores, que trabalhem no consórcio. Para qualificar e especializar permanentemente seus serviços informativos a participação é aberta para estes trabalhadores, profissionais, docentes, aprendizes e estagiários de serviços educacionais e serviços de assessoramento afetos aos temas de interesse dos trabalhadores, sindicatos e organizações de trabalhadores.

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais.com.br se propõe a uma sinergia potencionalizadora da produção de informação e da comunicação dos respectivos conteúdos aumentando a realização profissional dos trabalhadores, profissionais do consórcio tanto pela melhoria como aumento da produção informativa e da potência da sua comunicação.

Propriedade

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais.com.br é propriedade coletiva de todos os que nela trabalham e as respectivas cotas de capital votante são de igual valor ao valor total do trabalho executado pelo trabalhador, profissional no consórcio, sendo os critérios e tabelas da apreciação para a capitalização do trabalho fixados pela Assembleia Geral do consórcio tendo como referência as médias das remunerações praticadas pelos serviços de comunicação na cidade da sede do consórcio. Os trabalhadores, profissionais são autônomos, sendo que o vínculo de trabalho no consórcio não é mediado por um emprego ou por um contrato de prestação de serviços, mas são remunerados com pró-labore segundo regras decididas pelo próprio consórcio. O consórcio não têm empregados nem contrata prestação de serviços profissionais. No consórcio todos os trabalhadores, profissionais são sócios.

Serviços

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais.com.br se constitui como canal de serviços de informação e comunicação para as diretorias, secretarias, departamentos, assessorias de imprensa e comunicação dos respectivos sindicatos e organizações dos trabalhadores e também como coordenadora da produção, compartilhamento de recursos e operação dos serviços próprios dos sindicatos e organizações de trabalhadores. O canal existe independentemente do reconhecimento institucional dos sindicatos e das organizações de trabalhadores já que o consórcio é propriedade exclusivamente dos seus sócios trabalhadores, profissionais. A coordenação dos serviços informativos e de comunicação abrange os sindicatos e organizações de trabalhadores que reconhecem este consórcio.

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais.com.br opera em https://infosindicais.com.br canal multimídia wordpress e todos os seus conteúdos são copyleft, salvo se ressalvado em conteúdo específico.

A Central de Informações Sindicais – InfoSindicais.com.br não interfere no funcionamento dos respectivos serviços dos sindicatos e das organizações de trabalhadores sendo que trabalha apenas com os respectivos conteúdos produzidos. No caso dos sindicatos e organizações dos trabalhadores utilizarem serviços do consórcio – quando não dispõem de serviços próprios ou quando esses serviços precisam ser complementados – e no caso do consórcio coordenar o compartilhamento de trabalho, recursos e serviços esta interferência ocorre somente nos limites estritos das regras decididas pelo consórcio e contratadas caso a caso entre o consórcio e o sindicato ou organização de trabalhadores para os provimentos da comunicação com associados e representados.

Parceiro participante

A participação na Central de Informações Sindicais se dá exclusivamente pela parceria de livre adesão. As modalidades/ formas de participação são oferta/ disponibilização para acesso de conteúdo, assinatura para acesso e recepção de conteúdo, trabalho profissional, colaboração profissional eventual, contribuição e patrocínio financeiro.

A adesão de contribuinte financeiro é a forma de associação com responsabilidade compartilhada da propriedade e da gestão de ativos e os entes econômicos (pessoas jurídicas) podem optar pelo patrocínio com a mensalidade de R$300,00, reajustada anualmente em 1º de maio, desfrutando de destaque na exibição de respectivo conteúdo conforme deliberado pelo consórcio.

A “associação” de ente econômico (pessoa jurídica), participação institucional, na modalidade básica oferece direito de assinatura para todas as pessoas afins e afetas à sua produção de conteúdo e respectivos serviços e a garantia de exibição sem restrições que não as de ordem técnica destes conteúdos e serviços no canal multimídia wordpress. Estes “sócios” institucionais podem optar também pelas modalidades de operação parcial, usando recursos da Central de Informações Sindicais – InfoSindicais.com.br, ou plena, quando seus recursos ficam em operação “integrados” nas estruturas de comunicação e informação também operadas pela Central de Informações Sindicais – InfoSindicais.com.br que terá responsabilidade pela produção de conteúdo e respectivos serviços. Nessa modalidade, são contratações “particulares” que irão determinar as respectivas contribuições adicionais, pois a operação comunitária da Central de Informações Sindicais – InfoSindicais.com.br não pode ser onerada e nem se beneficiar com serviços “particulares”.

Os trabalhadores(as) (pessoas físicas) são isentas de contribuição pecuniária e no ato de adesão fazem a respectiva proposta de trabalho que homologada define direitos e deveres do respectivo sócio. A adesão é livre para todos os interessados e a forma de participação – trabalho – é conforme regras decididas pelos próprios trabalhadores do consórcio. A exclusão de um participante se dá exclusivamente em função da infringência das regras e está regulada também nessas mesmas regras.

Porto Alegre, abril 2021.