Caminhoneiros apoiadores de Bolsonaro bloqueiam rodovias em 13 estados

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, são mais de 50 trechos interditados; ação é criticada por governadores eleitos

Logo após o resultado das eleições deste domingo (30), que encerrou com vitória de Lula (PT) e derrota de Jair Bolsonaro (PL), caminhoneiros e apoiadores do atual governo bloquearam rodovias em diversos estados do país. No Rio Grande do Sul, de acordo com a Policia Rodoviária Federal (PRF), há registro de mais de 30 trechos interditados. Já em Santa Catarina seriam 23.

Em nota, a PRF afirma que encontra-se em todos os locais identificados com efetivo mobilizado nos pontos de bloqueio. Diz ainda que, até por volta de 11h35 desta segunda-feira (31), havia 64 protestos registrados nos estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

No RS e em SC as manifestações começaram ainda na noite de domingo. As ocorrências estão sendo atualizadas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com vídeos publicados nas redes sociais, o protesto é contra o resultado da eleição e, em alguns locais, há pedido de intervenção militar. “O Brasil começa a parar aqui, nós não vamos deixar passar, não passarão. Aqui até a polícia está segurando, nos ajudando. Venham para cá gente porque não existe segunda-feira no comunismo”, diz em vídeo uma militante exaltada.

Em outro trecho, um jovem diz que não existe político nenhum que “vai chegar perto de nós e dizer que vocês não podem pedir intervenção militar ou qualquer coisa, nós só saímos da rua assim que o exército tomar o país”.

Nas imagens que circulam pela internet é possível ver vários manifestantes com camisetas da seleção brasileira e bandeiras do país. Há trechos em que os manifestantes queimaram pneus e colocam areia ou terra em toda a via.

Intervenção na BR 290, na altura da cidade de Santo Antônio da Patrulha / Foto: Reprodução

Em nota de esclarecimento, a PRF afirma que, desde que surgiram as primeiras interdições, adotou todas as providências para o retorno da normalidade do fluxo, direcionando equipes para os locais e iniciando o processo de negociação para a liberação das rodovias.

O texto também informa que já foi acionada a Advocacia Geral da União (AGU) em todos os estados onde foram identificados pontos de bloqueio.

Fonte: Brasil de Fato RS