CUT-RS realiza plenárias regionais para aumentar resistência e encaminhar resoluções do 15º CECUT

A CUT-RS promove a partir desta terça-feira (10) até o próximo dia 21 uma série de plenárias regionais com o objetivo de aumentar a resistência diante dos retrocessos dos governos Bolsonaro e Eduardo Leite e encaminhar as resoluções aprovadas no 15º Congresso Estadual da CUT do Rio Grande do Sul (15º CECUT-RS: Congresso Lula Livre e Inocente – Emprego, Direitos, Soberania e Democracia). Já estão confirmados encontros no Vale dos Sinos, Vales do Taquari e Rio Pardo, Centro, Serra, Planalto e Metropolitana.

“Os governos neoliberais elegeram os servidores públicos como inimigos e querem privatizar empresas estatais que são fundamentais para a prestação de serviços públicos. Mais do que nunca, a classe trabalhadora precisa se unir e formular estratégias que possam barrar o desmonte do Estado e, para isso, os sindicatos, tanto no campo como na cidade, são poderosos instrumentos de luta para interromper esse ciclo ruim que atravessamos. Não podemos recuar, senão é o fascismo que avança”, afirma o novo presidente da CUT-RS, professor Amarildo Cenci.

Dentre as resoluções aprovadas no 15º CECUT-RS, está o fortalecimento das regionais, através do trabalho de base e da representação de dirigentes na direção estadual da CUT-RS. Outras medidas são o reforço dos macrossetores e setores, como indústria, educação e agricultura familiar, o incentivo ao compartilhamento das estruturas sindicais e a ampliação dos coletivos temáticos, como saúde do trabalhador, formação, comunicação, mulheres, combate ao racismo, relações de trabalho e políticas sociais.

Calendário das plenárias regionais

Planalto: Terça (10), às 19h, no Sindicato dos Bancários de Passo Fundo

Centro: Terça (10), às 19h, no Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Santa Maria

Serra: Quarta (11), às 9h, no Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul