Centrais sindicais entregam carta ao prefeito de Porto Alegre sobre combate à pandemia nesta segunda

A CUT-RS e centrais sindicais irão entregar nesta segunda-feira (1º), às 11h, uma carta ao prefeito Sebastião Melo (MDB), no Paço Municipal, sobre o combate ao coronavírus. O texto apresenta propostas concretas dos representantes dos trabalhadores gaúchos para a defesa da vida da população diante do agravamento da pandemia.

A ocupação da rede hospitalar da Capital aumentou ainda mais durante o final de semana. Neste domingo (28), a lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) voltou a superar os 100%, enquanto o número de pacientes internados com Covid-19 chegou a 467 e bateu o recorde da pandemia pelo sétimo dia consecutivo.

Há um esgotamento perigoso da rede pública e privada de saúde e a fila de espera por leito se manteve em alta. Segundo dados da imprensa, havia 142 doentes em emergências na tarde deste domingo, aguardando internação.

Além da falta de leitos, a testagem e a vacinação continuam em ritmo muito lento em Porto Alegre, aquém da necessidade de testar e imunizar rapidamente os grupos de risco e os trabalhadores de serviços essenciais.

“Estamos muito preocupados com essa triste realidade e, por isso, vamos propor ao prefeito medidas urgentes e eficazes para enfrentar essa tragédia anunciada e salvar vidas”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Fonte: CUT RS