Após seis dias de greve, trabalhadores da Aurora em Erechim conquistam avanços

Trabalhadores e trabalhadoras decidiram, em assembleia geral realizada na noite do último sábado (5), aprovar a proposta conquistada na negociação e encerrar a greve de seis dias, que paralisou as operações nas unidades de aves e suínos do frigorífico da Cooperativa Aurora Alimentos, em Erechim, no interior do Rio Grande do Sul.

A decisão foi tomada pela categoria e contou com a presença significativa dos dois mil funcionários e funcionárias, após a reunião entre dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de Erechim e representantes da empresa.

O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS (FTIA-RS), Paulo Madeira, disse que foram seis dias de muita luta e unidade dos sindicatos.

“Estivemos o tempo todo ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras da Cooperativa Aurora e juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Erechim, legítimo representante da categoria. A união dos trabalhadores e das trabalhadoras é um ponto que deve ser destacado. Assim, também aproveito para agradecer todos os sindicatos que estiveram conosco nesta luta prestando apoio e solidariedade”, disse o dirigente estadual.

Madeira enfatizou a disposição e o espírito de luta dos sindicatos. “Esse grupo da FTIA é unido. Foi muito bonito de ver os trabalhadores e as trabalhadoras, batalhando junto com o Sindicato. Esses foram momentos que ficarão na história”, destacou.

“Os trabalhadores e as trabalhadoras precisam estar junto com o Sindicato e não apenas esperar que o Sindicato faça tudo sozinho. Essa greve mostrou momentos importantes para o Sindicato e para vida dos trabalhadores. A partir de agora, cria-se um elo mais forte. Direitos são conquistados com luta, muita luta, mas isso só é possível, se os trabalhadores e as trabalhadoras estiverem conosco porque essa luta é conjunta”, apontou.

Greve Erechim1 (2)

Vitória da mobilização

A greve atingiu 100% do quadro de trabalhadores e trabalhadoras da Aurora. “Esta foi uma vitória muito grande. Estamos cansados, mas com certeza que avançamos na conquista dos nossos direitos. Aproveito para agradecer o trabalho e empenho da direção do Sindicato de Erechim nas importantes tomadas de decisões. O presidente Diego Lauer recentemente assumiu a direção e já entrou numa luta que obteve significativos avanços. Parabéns, Diego”, disse Madeira.

A greve acabou, mas a mobilização continua. “Economicamente, avançamos muito. O auxílio-creche, por exemplo, foi de R$ 123 para R$ 200, o auxílio escolar também teve uma boa elevação, passando para R$ 643 e conseguimos estabilidade para os grevistas”, avaliou o presidente do Sindicato de Erechim, Diego Lauer.

“Não levamos a cláusula da folga no sábado, mas estamos em contato direto com a diretoria da empresa e vamos seguir dialogando”, ressaltou o dirigente do Sindicato.

O avanço só foi possível com a unidade da luta da Federação e dos sindicatos filiados.

Greve Erechim2 (3)

Confira a proposta conquistada

Acordo coletivo 2023/2024

– Piso inicial R$ 1.769,72.

– Piso efetivação: R$ 1.856,31 após 90 dias.

– Reajuste Salarial de 4% no salário base de cada trabalhador.

– Abono acordo coletivo de R$ 680,00 mais R$ 220,00 referente o pagamento retroativo de junho e julho, incluído em cima do abono, totalizando R$ 900,00 pagos no próximo pagamento.

– Auxílio escolar R$ 643,14.

– Pagamento de 3 dias 31, com base no salário base, limitado ao teto máximo de R$ 350,00.

– Auxílio Creche de R$ 200,00.

– Estabilidade de 45 dias, ao trabalhador que participou do movimento.

Acordo sobre os dias de paralisação

– Abono de 2,5 dias pela Aurora;

– Meio-dia ficará no banco de horas (que deverá ser compensado em no máximo 120 dias)

– 2 dias serão descontados dos empregados, mas o sindicato irá pagar um dia deste ao próprio trabalhador (não perderá o vale alimentação – Alelo, somente o proporcional aos dois dias).

– Cláusula nova sobre feriados: feriados serão usufruídos no dia do feriado.

– Cláusula nova sobre cartão alimentação (vale alimentação): incorporação do cartão no acordo coletivo.

Fórmula dos R$ 350 do Alelo

– Agora serão R$ 165 no acordo coletivo e R$ 185 segue a regra antiga da Aurora Coop.

Como vai funcionar os R$ 165 no acordo coletivo

– Serão 22 dias trabalhados, onde cada dia representa R$ 7,50.

– Faltar 1 dia perde R$:7,50.

– Faltar 2 dias perde + R$ 7,50.

– Faltar 3 dias perde + R$ 7,50.

– Faltar 4 dias perde + R$ 7,50.

– Totalizando: R$ 60,00.

Perde o direito ao vale alimentação (VA)

– A partir do 4° dia de atraso de 20 minutos, perde 1 dia de VA;

– Nas ausências ao trabalho, exceto atestado, perde proporcional ao dia;

– Após o 5° dia de ausência, perde integralmente o VA do mês.

Fotos: Reprodução

Fonte: Denise Veiga / FTIA-RS via CUT RS