Confederação Sindical dos Países da Língua Portuguesa realiza 9º Congresso em Cabo Verde

Após um período de funcionamento intermitente, a Confederação Sindical dos Países da Língua Portuguesa (CSPLP) promoveu o seu 9º Congresso, sediado em Cabo Verde, nos dias 10 e 11 de agosto. O evento reuniu representantes sindicais de diversas nações que tem o português como língua oficial, marcando um passo importante para fortalecer os laços e coordenar ações conjuntas no âmbito sindical. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) deve compor a nova Comissão Executiva.

A pauta do congresso foi abrangente e focada em questões cruciais para a CSPLP e seus membros. Os tópicos discutidos foram:

1. Balanço das Atividades: Durante as sessões, os participantes tiveram a oportunidade de analisar as atividades desenvolvidas pela CSPLP desde o último congresso. O compartilhamento de experiências e resultados possibilitou uma compreensão mais clara dos desafios e conquistas enfrentados ao longo do período.
  2. Atualização do Estatuto: A CSPLP reconheceu a necessidade de modernizar seu estatuto para melhor se adequar às mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram nos países membros. As emendas ao estatuto visaram assegurar que a organização estivesse alinhada com as atuais demandas dos trabalhadores e das sociedades lusófonas em geral.
  3. Anistia das Anuidades Anteriores a 2023: Com o objetivo de estimular a participação e regularizar a situação financeira de alguns membros, foi aprovada a anistia das anuidades pendentes anteriores ao ano de 2023. Essa medida visa garantir a inclusão de todas as entidades sindicais, independentemente de sua situação financeira anterior.
  4. Eleição de Nova Direção: Um dos momentos mais aguardados do congresso foi a eleição da nova direção da CSPLP. Os participantes tiveram a oportunidade de votar e escolher os líderes que conduzirão a organização nos próximos anos. A eleição representa uma oportunidade para injetar novas ideias e abordagens no trabalho da CSPLP.
  5. Composição da Nova Comissão Executiva: A Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), está prevista para compor a nova Comissão Executiva da CSPLP. Essa nomeação reforça a importância da colaboração entre os diversos países lusófonos na busca por melhores condições de trabalho e padrões de vida para os trabalhadores.

O 9º Congresso da CSPLP em Cabo Verde marca um passo significativo em direção à coesão e ao fortalecimento dos sindicatos nos países de língua portuguesa. A união de esforços e a busca por interesses comuns demonstram a capacidade da CSPLP de agir como um instrumento valioso na defesa dos direitos dos trabalhadores e na promoção de justiça social.

Fonte: CTB