Metroviários de SP decidem suspender greve e linhas do metrô funcionam normalmente nesta terça (15)

Decisão foi tomada por ampla maioria (78,8%) dos trabalhadores; categoria segue mobilizada contra a privatização

Os metroviários de São Paulo decidiram suspender a greve programada para esta terça-feira (15). Todas as linhas do metrô funcionarão normalmente. A decisão pela suspensão foi tomada por ampla maioria da categoria (78,8%). javascript:”<html><body style=’background:transparent;’></body></html>”

A categoria está mobilizada contra o processo de privatização e terceirização do sistema metroferroviário em curso pelo governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Eles demandam a revogação de um edital que visa terceirizar o serviço de manutenção da Linha 15 (Prata), com pregão marcado para 28 de agosto.

O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) já havia concedido uma liminar ao Metrô de São Paulo prevendo que, em caso de greve nesta terça-feira (15), 70% da frota deveria operar nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e 30% nos demais horários. A multa diária prevista por descumprimento seria de R$ 100 mil.

A presidenta do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, considera que o projeto de privatização em curso em São Paulo vai causar a piora do serviço à população. “O governo Tarcísio, desde que foi eleito, tem reafirmado seu projeto de privatizar todo o sistema metroferroviário do estado de São Paulo. Somos contrários a esse projeto, pois ele significa a piora do serviço e o aumento da tarifa”, avalia.

Fonte: Brasil de Fato