Restaurante da RedeTV! serve comida com larvas e baratas para seus trabalhadores

Alguns trabalhadores relataram que passaram mal, diz em nota os sindicatos dos Jornalistas e Radialistas de SP que, na segunda, entregaram à direção da RedeTV! uma proposta para resolver o problema

O restaurante da RedeTV! serve comida com insetos, baratas e larvas para os trabalhadores e trabalhadoras da emissora, denunciam os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas de São Paulo.

Após se alimentarem, alguns trabalhadores relataram que passaram mal, dizem os sindicalistas que, na segunda-feira (12) entregaram à direção da RedeTV! uma proposta para resolver a situação.

Em nota, as entidades afirmam que, “após discussão realizada com os trabalhadores da Rede TV!, em Osasco, os Sindicatos do Jornalistas e de Radialistas de São Paulo entregaram uma carta ao setor de Recursos Humanos da empresa” com sugestões para resolver o problema.

No documento, os sindicalistas dizem que fizeram uma pesquisa com trabalhadores e ex-trabalhadores na RedeTV! que falaram sobre as doenças provocadas pela comida servida no restaurante da emissora, onde já encontraram lagartas, besouros e lesmas na salada; cabelo e pedra no arroz e no feijão, além de caco de vidro.

Recentemente, diz o documento, entre os meses de outubro e novembro de 2022, um dos radialistas contratados comeu parte de uma barata que estava na sopa. Mas isso não é novidade. Uma funcionária disse que já aconteceu antes – algumas vezes. E um jornalista da TV contou que na época dele, mais de uma década atrás, houve outro caso de barata na comida.

De acordo com a nota, “a RedeTV! é a única entre as cinco maiores emissoras de televisão no país que não oferece o benefício do VR (Vale Refeição) mensal para todos os funcionários. Em se tratando de VA (Vale Alimentação) e/ ou cesta básica por mês a situação é pior: a empresa não provém o auxílio para nenhum trabalhador.”

“No lugar dos dois benefícios, os empregados que trabalham internamente são obrigados a comer em um restaurante terceirizado de qualidade bastante duvidosa. São poucos os trabalhadores que não têm ou não tiveram pelo menos uma ocorrência de dor de estômago, barriga, diarreia ou intoxicação alimentar — como informam diversos relatos de colegas que foram contatados pelas entidades sindicais. O gosto da comida fica na boca durante horas. Impregna os dentes de tal maneira que mesmo depois de escová-los continua revesti-los”, diz trecho da nota, que segue sugerindo mudanças.

Entre as propostas apresentadas pelos sindicatos dos Jornalistas e Radialistas está a de dar um vale-alimentação ou oferecer outros restaurantes, já que a empresa se localiza em local distante do centro comercial.

Confira aqui a íntegra da nota dos sindicatos.

Como é o restaurante da RedeTV!

O restaurante da RedeTV! é terceirizado, de responsabilidade da Sapore, segundo apuração do UOL que reproduziu a nota do sindicatos. Segundo o portal, no site da empresa, constam os nomes de outras TVs na lista de clientes, como SBT e Globo.

Sindicato tentou negociação pacífica

Comidas e larvas em alimentos poderiam levar o restaurante popular da RedeTV! a ser fechado pela Vigilância Sanitária de São Paulo, diz o UOL, que apurou que não houve denúncias formais para o órgão governamental até então. Antes, para tentar resolver a situação, os sindicatos pediram uma reunião com os diretores da RedeTV!, realizada em 10 de novembro.

Na última segunda (12), as duas organizações apresentaram uma proposta para tentar melhorar o restaurante. Sugeriram que a TV ofereça mais um local para alimentação de funcionários e abra concorrência entre duas empresas. Orientaram ainda que a RedeTV! ofereça R$ 29 por dia de tíquete alimentação para funcionários que trabalham com carteira assinada e para quem tem contrato PJ (Pessoa Jurídica).

Por fim, os sindicatos pediram que a TV disponibilize pratos de comida ao custo de R$ 10 para trabalhadores que ganham menos. Isso já acontece em outras emissoras, como Band, Record, SBT e Globo. Foi baseado na experiência das concorrentes que o documento foi elaborado.

Fonte: CUT