Projeto cria o Memorial em Homenagem às Vítimas Brasileiras da Covid-19

Proposta cria o Memorial em Homenagem às Vítimas Brasileiras da Covid-19. O projeto de Lei (PL 2.310/2021), apresentado pelos senadores do PT Humberto Costa (PE), Paulo Paim (RS) e Rogério Carvalho (SE), visa preservar a memória dos brasileiros que perderam a vida por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus.
A intenção é registrar historicamente as mortes, incluindo as de profissionais de saúde, e oferecer um local de luto e de homenagem. O memorial será construído em Brasília.

Ouça aqui

Transcrição do áudio
Projeto cria o Memorial em Homenagem às Vítimas Brasileiras da Covid-19 LOC: PROJETO CRIA MEMORIAL EM HOMENAGEM AOS BRASILEIROS VÍTIMAS DE COVID-19. LOC: IDEIA É REGISTRAR HISTORICAMENTE AS MORTES, INCLUINDO AS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, E OFERECER AOS FAMILIARES E AMIGOS UM LOCAL DE LUTO E DE HOMENAGEM. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC (0625 A03 – 2’13” – Iara – Paulo Paim – Humberto Costa. Téc. ): De iniciativa dos senadores petistas Humberto Costa, de Pernambuco; Rogério Carvalho, de Sergipe; e Paulo Paim, do Rio Grande do Sul, o Memorial em Homenagem às Vítimas Brasileiras de Covid-19 visa preservar a memória dos brasileiros que perderam a vida por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. A intenção é registrar historicamente as mortes, incluindo as de profissionais de saúde, e oferecer aos familiares e amigos um local de luto e de homenagem. Será registrado o nome completo, a foto, as datas de nascimento e falecimento e uma breve biografia da pessoa. No caso dos profissionais de saúde, constará ainda o nome da instituição onde atuou durante a pandemia. Para o senador Paulo Paim, os brasileiros mortos pela covid-19 não podem ser esquecidos. (Paulo Paim): “Para que o país nunca mais se esqueça das milhares de pessoas que perderam a vida nesta pandemia. Preservar a memória dessas pessoas, registrar suas histórias, é o mínimo que podemos fazer. O memorial é um símbolo para que essa tragédia não seja jamais esquecida por todos nós brasileiros”. Ao anunciar o projeto na Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, o senador Humberto Costa sugeriu que o colegiado assuma a proposta. (Humberto Costa): “Um projeto de lei que cria um memorial de vítimas brasileiras da Covid-19 e dos profissionais que atuaram no enfrentamento à pandemia mundial. Seria bom que se tornasse um projeto da própria Comissão e que nós pudéssemos aprová-lo no momento adequado”. (Rep): Segundo o projeto, o Memorial em Homenagem às Vítimas Brasileiras de Covid-19 será construído em Brasília, e terá a administração do Ministério da Saúde e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. Para a gestão local, poderá ser feito convênio entre os governos federal e do Distrito Federal, bem como com a iniciativa privada. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Fonte: Rádio Senado via Senador Paulo Paim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *