Conheça as oito pessoas que entregaram a faixa presidencial a Lula

O presidente recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial na tarde deste domingo (1º) das “mãos do povo brasileiro”, no Palácio do Planalto, em Brasília. O grupo de oito pessoas, selecionado para representar a diversidade do povo brasileiro, realizou o ato simbólico de maneira inédita.

Representando crianças, mulheres, trabalhadores, populações indígenas, negras e com deficiência, o grupo subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula, que se emocionou durante a cerimônia.

Foto: Ricardo Stuckert

Conheça a seguir os oito integrantes do grupo

Francisco

Guri

Representando as crianças brasileiras, Francisco, de 10 anos, é morador de Itaquera, periferia de São Paulo. Torcedor do Corinthians, o jovem pratica natação e, em 2022, ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1° região).

Em 2019, esteve em Curitiba para visitar Lula em duas ocasiões, à época preso. Mais tarde, no mesmo ano, foi ao Jogo MST – Amigos de Lula e Amigos de Chico Buarque, e foi quando viu o presidente pela primeira vez de perto. Francisco é filho de uma assistente social e de um advogado, que atuam em causas sociais.

Aline Souza

Aos 33 anos, é catadora desde os 14. Ela integra a terceira geração de catadores da família, trabalhando junto com a mãe e a avó materna na mesma cooperativa. É mãe de seis meninos e uma menina. Em 2012, a catadora foi eleita diretora da Rede CENTCOOP-DF e, três anos depois, se tornou a primeira presidente da Rede. Atualmente, Aline exerce seu terceiro mandato na cooperativa.

Em 2013, ingressou no Movimento Nacional de Catadoras como articuladora nacional, representando os catadores e catadoras do Distrito Federal. Hoje, Aline é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. Além disso, é beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida, desde 2009.

Raoni Metuktire

Raoni

Aos 93 anos, o cacique Raoni Metuktire dedicou toda sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. É reconhecido por indígenas e ribeirinhos como um dos principais representantes da luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos.

Originário da aldeia Kraimopry-yaka, o cacique é conhecido internacionalmente como líder na defesa dos povos originários e seus territórios. Durante a pandemia da covid-19, Raoni chegou a ser internado, mas superou a doença.

Weslley

Metalúrgico do ABC desde os 18 anos, Weslley Viesba Rodrigues Rocha trabalha atualmente na Delga, em Diadema. Aos 36 anos, já passou por mais duas empresas da categoria: Tecnobank Indústria Metalúrgica e Balanças Toledo. Natural de Diadema, Weslley é casado e pai de dois meninos: Cauã, de 18 anos, e Apolo, de dois meses.

Com o auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), se formou em Educação Física. Além disso, também possui na sua formação os cursos técnicos profissionalizantes de Desenho Técnico, Matemática Aplicada, Eletricista e Comandos Elétricos, do SENAI da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”. Weslley também é DJ em um grupo de RAP chamado ‘Falange’ e conta sua caminhada e luta através da música.

Murilo

Filho de Margarida Cristina de Quadros e Júlio César de Jesus, Murilo de Quadros Jesus é professor formado em Letras Português e Inglês (UTFPR). Aos 28 anos, é residente de Curitiba.

Atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022.

Jucimara

Paranaense nascida em Palotina e hoje morando em Maringá, Jucimara Fausto dos Santos é apaixonada por cozinhar. Desde sempre dedicou sua vida à cozinha e foi em um concurso de culinária na Vigília Lula Livre que Jucimara foi convidada a produzir pães.

Ela acabou transformando o convite em um período de dez meses. Hoje, ela cozinha na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá e, quando tem condições, produz pães para doação.

Ivan

Ivan Baron, um jovem potiguar, desde cedo precisou aprender o significado de ‘resistência’. Aos três anos de idade, contraiu meningite viral, uma doença que o levou a desenvolver paralisia cerebral.

O jovem é referência na luta anticapacitista e é considerado um dos embaixadores da inclusão. Influencer, propõe o debate sobre pessoas com deficiência (PCD) para maior inclusão social.

Flávio

Flavio1

Flávio Pereira é natural de Pinhalão, no estado do Paraná. Aos 50 anos, é artesão. Filho de Iraci Rosa Pereira e José Paulo Pereira, esteve na vigília Lula Livre, enquanto o presidente estava preso, em Curitiba, durante os 580 dias, ajudando nas atividades do cotidiano do acampamento.

Fonte: Sul21 via CUT RS

Fotos dos perfis: Divulgação