O Instituto Claudio Campos, em parceria com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), promoverá um seminário no dia 05 de dezembro com o tema: “O Governo Lula, a Reconstrução Nacional e o Papel dos Sindicatos,” que terá como objetivo discutir a atualidade e situação do movimento sindical brasileiro, abordando questões como as reivindicações dos trabalhadores, a retomada da antiga legislação trabalhista e a revogação das medidas implementadas durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
“Estamos fazendo em parceria com a CTB esse seminário com centrais e confederações sindicais porque consideramos que o governo lula precisa muito dos sindicatos, se os sindicatos não tiverem um grau de unidade muito grande para poder dar força para as medidas necessária e reconquistar os direitos perdidos na época do Bolsonaro, será muito difícil que o Lula faça um bom trabalho, como ele precisa fazer e estamos torcendo. Então, o objetivo do nosso seminário é construir e colocar mais um tijolinho nessa unidade no movimento sindical que é a peça chave para o desenvolvimento do nosso país, se queremos um país soberano, forte, com emprego, salário e renda, se não temos o sindicato a frente da vanguarda dessa luta, é muito difícil os trabalhadores brasileiros terem mais vantagens e conquistas para essa luta”, disse Rosanita Campos é presidente do Instituto Cláudio Campos.
Nilson Araújo, diretor do Instituto Cláudio Campos, enfatizou a importância da unidade no movimento sindical para reconquistar os direitos perdidos na época do governo Bolsonaro.
Estrutura do seminário
O evento será dividido em uma seção única, composta por duas mesas de debates. Cada mesa contará com três expositores, representando centrais sindicais e confederações. As discussões visarão construir e fortalecer a unidade no movimento sindical.
Mesa 1 – A Reconstrução Nacional, o Investimento Público e a Reindustrialização:
- Mediador: Sabino Bussanello, Assessor de Formação Sindical da FETIESC.
- Debatedores:
- Adilson Araújo – Presidente da CTB – Central Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras.
- Moacyr Auesvald – Presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST.
- Carlos Juruna – Secretário Geral da Força Sindical.
Cada expositor terá 20 minutos para apresentar suas ideias, seguidos por 10 minutos para comentários e perguntas da plateia. Após isso, cada debatedor terá 10 minutos para responder e fazer considerações finais.
Mesa 2 – A Unidade Sindical, Emprego e Salário:
- Mediador: Nivaldo Santana, Secretário de Relações Internacionais da CTB e Secretário Nacional Sindical do C. C. do PCdoB.
- Debatedores:
- Carlos Muller – CONTTMAF – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos e Fluviais.
- Flavio Werneck – Federação Nacional dos Policiais Federais.
- José Reginaldo – CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria.
A estrutura da segunda mesa seguirá o mesmo formato, com exposição, perguntas da plateia, respostas dos debatedores e considerações finais.
O seminário promete ser um marco no debate sindical, proporcionando um espaço para a reflexão e discussão sobre o papel dos sindicatos na reconstrução nacional durante o governo Lula.
Fonte: CTB